sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Orientação Didática: Deve-se dar atenção ao aluno fora do âmbito escolar?

Você costuma dar atenção aos seus alunos fora do âmbito da escola?
Caso os encontrasse em outro ambiente, lhes devotaria a mesma consideração?
Os adolescentes e as crianças percebem a diferença entre Professores e Educadores. Os primeiros são os que se preocupam apenas com os conteúdos didáticos, e os últimos são aqueles que vão além do currículo. São os que se identificam com os educandos, demonstrando simpatia e constante desejo de auxiliá-los em suas dificuldades.
O ensino é um processo contínuo. A tarefa educacional do professor não acaba ao final da aula de cada dia. Na classe, ele apenas realiza a fase normal do ensino.
Por isso, é importante que o professor se torne acessível aos seus alunos, mantendo com eles boa convivência e franco diálogo, mesmo que para isso, ele tenha de sacrificar alguns preciosos momentos de seu descanso.
Em suma, o professor convicto de sua chamada nunca limita o espaço para ensinar. Antes estabelece novas oportunidades de ensino, ambientes e motivações. Onde estiver o aluno, aí estará o professor... para esclarecer-lhe as dúvidas e ajudá-lo em seus anseios.

Um comentário:

  1. Oi boa tarde :D
    Eu acho que na escola e fora a escola deve ser muito diferente o diálogo, porque são dois ponto de vista diferente depende da pessoa que irá lidar com a situação! no meu caso eu trataria do mesmo jeito como dentro da escola,na escola eu estaria excessendo a minha profissão e fora da escola ajudando no quer for preciso se tiver ao meu alcançe! beijos e sucesso...Aurilene

    ResponderExcluir