quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Programa "Aprender Mais" visa fortalecer o rendimento escolar dos alunos da Rede Pública Estadual de Pernambuco

     Estando na Escola Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Mello, as aulas do Prof. Emilson Martiniano  estão embasadas na proposta do Programa Aprender Mais da Secretaria de Educação de Pernambuco. Com foco na Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), as aulas têm por fundamento o estudo de gêneros textuais.
     A ideia é que, tomando por base as informações do  SAEPE e de um diagnóstico dos estudantes, sejam desenvolvidas atividades pedagógicas, a partir de dinâmicas de sala de aula que possibilitem ao estudante construir o seu próprio conhecimento. A problematização de situações didáticas que estimulem a compreensão, interpretação, análise e síntese das novas aprendizagens, priorizando as diferentes linguagens, devem ser desenvolvidas com dinâmicas diversificadas, utilizando materiais existentes na escola.
     Assim sendo, o Prof. Emilson Martiniano, no limiar da execução do programa, vem desenvolvendo as aulas sob estartégias de leitura,  a partir da sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, buscando permitir ao aluno ser sujeito de sua aprendizagem.
      Na obra elaborada pela SEDUC/PE é possível acompanhar quais conteúdos devem ser ministrados no decorrer da execução do Programa. Propõe-se aqui não apresentar um apontamento concreto, mas um subsídio de pesquisa que possa contribuir para que os alunos, numa possibilidade de dúvida, possam consultar e saná-la.

REFERÊNCIAS

PERNAMBUCO, Secretaria de Educação. Aprender Mais: língua portuguesa. Anos Finais do Ensino Fundamental. edição 2011. Recife: SE, 2011. 51p.

PERNAMBUCO, Secretaria de Educação. Aprender Mais: língua portuguesa. Ensino Médio. edição 2011. Recife:SE, 2011. 54p.



    Um comentário:

    1. Prof. Emilson, seus alunos reconhecerão que encontraram um Professor de mão cheia. Você é mesmo bom no que faz. Tenho visto por aí à fora muita gente que conversa demais, mas só faz copiar as propostas prontas dos outros e trabalho zero. Mas você é realmente preparado. Parabéns! Essas propostas me serão úteis no preparo das minhas aulas. E indicarei aos meus alunos o seu site.

      ResponderExcluir