quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Programa "Itaquitinga do Futuro" viabiliza Formação Acadêmica Pós-Médio para cidadãos itaquitinguenses


     Convidados pela Secretaria de Educação (SEDUC) da Prefeitura Municipal de Itaquitinga (PMI), para efetivar no Município um Programa de Formação Acadêmica Pós-Médio para os cidadãos itaquitinguenses, integram o Corpo Docente do Programa os Professores Emilson Martiniano, Isabel Veiga, Sales, Geraldo, Ailson Jardim e Élder Carlos.
     Aqui nesta página digital, os usuários poderão observar como as aulas da Disciplina "Gêneros textuais em situações discursivas - Língua Portuguesa" ministrada pelo Prof. Emilson Martiniano se dará ao longo do período em que se dará a execução do Itaquitinga do Futuro.
     O Programa foi lançado pelo próprio Prefeito do Município no mês de dezembro de 2011, Dr. Geovani, diante de um grande público que participava da exposição do Projeto Escola Feliz, próprio da SEDUC, que culminou com uma Palestra contra o uso de drogas proferida pela Delegada de Polícia do Município, e deu-se início ao Programa em 4 de janeiro de 2012.
     Como solicitado pela Secretaria de Educação,  no dia do lançamento do Programa, o Prof. Emilson Martiniano, abordou sobre perspectivas do Programa. Em seu discurso, no Clube Municipal de Itaquitinga, ele disse:

     "Dirigindo-me ao Excelentíssimo Sr. Prefeito do Município de Itaquitinga, em nome de quem eu saúdo a todos da mesa e todos que estão presentes aqui nesta ocasião, boa noite!
     Excelentíssimo Sr. Prefeito, antes de falar sobre o Programa que acabara de ser lançado por V. Exa., gostaria de externar a minha satisfação em chegar à cidade de Itaquitinga. Depois de cerca de 10 anos sem vê-la, percebo hoje um grande avanço, desenvolvimento estampado na face de Itaquitinga a fazendo uma cidade digna de alcançar o futuro... um futuro próspero, um futuro de desenvolvimento sociocultural, político e econômico. Parabenizo a Gestão Pública Municiopal por essa transformação, fazendo um trabalho não só com eficiência, mas um trabalho com eficácia.
     Foi com uma felicidade intensa que recebendo um telefonema da Sra. Secretária de Educação deste Município, a Profa. Veridiana Carvalho, minha amiga Verinha de grandes encontros importantes do contexto educacional em diversas cidades deste Estado, fui impactado com seu convite para integrar o Itaquitinga do Futuro. Ali, recebi com carinho o convite e de imediato me predispus à integralização do Corpo Docente do Programa, atendendo à solicitação da Secretaria de Educação que me solicitou uma Proposta Pedagógica que a elaborando, denominei-a de Proposta Pedagógica Pós-Médio para o ensino de Língua Portuguesa e a enviei à SEDUC para análise e validação. Isso feito, hoje estou aqui para ser recebido nos corações dos itaquitinguenses que, acredito, estão abertos para me receber.
     No decorrer dos anos, percebemos que os jovens do passado tem sentido uma insatisfação em rela~ção às oportunidades socioeducacionais no que tange ao acesso à universidade, às faculdades e aos centros universitários do nosso país. E os jovens do presente, apesar de, em muito termos avançado com a oferta de outras políticas que focam também o atendimento a esse campo da vida social, vem herdando essa mesma insatisfação, pois ainda há muito a fazer.
     Nessa perspectiva, e respaldados não mais num Projeto de Lei idealizado pelo Poder Executivo desta cidade, mas numa Lei sancionada no Município, essa necessidade vem trazer a possibilidade de atendermos essa demanda, e a minha proposta, já que me refiro à área que me cabe (Língua Portuguesa) visa possibilitar aos cidadãos do Município o acesso instrumentalizado dos recursos linguísticos da nossa língua para o enfrentamento desses desafios representados não só pelo tradicional concurso vestibular como também pelo Exame Nacional do Ensino Médio que hoje já soma nossa instrumentalização para esse desafio.
     Assim sendo, espero fazermos um trabalho brilhante desejando a todos um Natal iluminado e um Ano Novo feliz no mesmo contexto do Projeto Escola Feliz. Obrigado!"

     Assim sendo, no dia 4 de janeiro de 2012, todos foram surpreendidos com o número de pessoas inscritas, e no decorrer dos dias, à medida que o programa é executado, mais e mais pessoas acabam por despertar o interesse por participar dessa prática socioeducativa de sua próprtia construção.
     Como o Prof. Emilson Martiniano utiliza como metodologia de ensino também o que ele denomina "Educação mediada por Tecnologia", esta página será um dos instrumentos utilizados em sua prática pedagógica para acompanhar os alunos numa modalidade de Educação à Distância, podendo todos os alunos consultar à página, postar comentários sobre cada encontro realizado, questionar, perguntar, sanar dúvidas, enfim, onde poderão manter contato permanente em situações pedagógicas.
     Convido a todos, então, a estarem atentos às aulas presenciais, e abertos à receberem e construírem novos conhecimentos a partir desses contatos, tendo uma visão de futuro, perspectivas de prosperidade e seriedade com o seu próprio sonho e necessidade de ser e ter. Acompanhem as aulas e as próximas postagens!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário