sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Índio, personagem da essência do povo brasileiro

     Todos sabem o que representa o dia 19 de abril no Brasil. É o dia do Índio. Personagens da história do Brasil que ainda sofrem a estigmatização da sociedade. Em cumprimento às Leis N° 10.693/2003 e 11.645/2008, a Coordenação Pedagógica do Colégio e Curso Benício Correia (CCBC), fazendo valer o que estabelece também já o 3° e 9° Artigos do Regimento Escolar dessa instituição, vem realizando Formações Continuadas de Professores em Serviço para viabilizar o respeito e a valorização sociocultural, política, econômica e existencial desse outro grupo de cidadãos que completam a essência do povo brasileiro.
     Hoje, 20 de abril de 2012, estamos realizando um evento, fruto dessas Formações. A Profa. Maria Luziara (professora de Língua Portuguesa e Literatura do CCBC), através de um Projeto Didático que se aflorou de sua iniciativa, e coordenado junto ao Prof. Emilson Martiniano (Coordenador Pedagógico e Geral do CCBC) e a Profa. Eliane Félix (Diretora do CCBC) e ainda com a participação de todos os demais professores, funcionários e alunos da casa não só fazem menção aos índios, mas os trazem de fato e de verdade para o seio da escola brasileira, fazendo-os notórios e importantes para a consciência das nossas gerações.
     Gostaríamos de fazer um trabalho como este no próprio dia 19 de abril, mas como índios, eles têm suas tradições locais em que devem todos participar de seus ritos neste dia. Mas temos, como propõem as Leis mencionadas acima, todos os outros dias do ano para fazer essa menção. Por isso, essa homenagem, esse trabalho de conhecimento coletivo e permanente.
      Abaixo algumas imagens desse momento, com índios reais da Tribo Fulni-ô (Águas Belas/PE), um remanescente existente em nosso Estado (Pernambuco). 


















 Uma realização: Colégio e Curso Benício Correia (CCBC) - 25 anos educando gerações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário